27/08/2009

PREPARE SUA PELE ANTES DA MAKE - PRIME



Quando o assunto é preparar a pele para fazer a maquiagem, não faltam dicas ou truques. ''Uso hidratantes leves, à base de água. Acho que a pele fica com um ar mais saudável se estiver hidratada e o make também parece mais uniforme''.

Para facilitar a vida das mulheres, chegaram os primes. ''Eles preparam a pele para receber o make. Fecham os poros, diminuem pequenas linhas de expressão e tiram o brilho excessivo. Contém silicones e finíssimas partículas refletoras de luz, que instantaneamente disfarçam as imperfeições''.

A promessa é conquistar uma pele lisinha, viçosa e sem defeitos. ''Mulheres que têm poros abertos costumam ter dificuldades para espalhar a base. Com os primes, a pele fica aveludada e isso facilita o processo''.

Por ser uma novidade, fique atenta ao modo correto de usar. ''Antes de aplicar o produto, limpe bem o rosto. Opte pelos primes com filtro solar e compatíveis com a sua pele. Se for seca, escolha os que hidratam. Se for oleosa, prefira os oil-free''.

O primer mais popular atualmente é aquele que vai antes da sombra, com o objetivo de intensificar sua cor e durabilidade. As opções são muitas: há versões em bastão, creme, líquidas e o famoso Mixing Medium. Para quem nunca ouviu falar deste último, ele é um produto da canadense M.A.C. Pro que ganhou uma versão caseira para ser usada como potencializador de sombras. Basta misturar uma parte de glicerina líquida para três partes de água e aplicar por toda pálpebra antes da sombra. Via de regra, quem faz uso desses milagrosos primers para sombra, não quer mais largá-los, até porque as sombras menos pigmentadas ganham vida com o uso destes produtos.

Já o primer facial, por sua vez, não é muito difundido no Brasil. A única marca nacional com uma linha dedicada aos cuidados antes da maquiagem é a Contém 1g e os preços não são muito atrativos. Este primer tem por função preparar a pele, reduzindo a oleosidade, a aparência dos poros abertos, diminundo levemente marcas de expressão e fazendo com que a maquiagem dure por mais tempo na pele. É obvio que não é preciso um primer própriamente dito para atenuar os problemas listados acima, existem outras opções de produtos que tem funções semelhantes como os listados na imagem acima. No exterior, marcas como Smashbox, Benefit, Laura Mercier e outras tem linhas completas de primers para face, olhos e lábios.




Em comum todos tem a função de fazer a maquiagem durar mais e ser mais resistente, sendo indicados princiaplemente para aquelas pessoas que ficam o dia todo maquiadas e que não tem muito tempo para preocupar-se com retoques.




18/08/2009

PINCÉIS - A ARTE DE DOMINAR AS FERRAMENTAS DO ARTISTA - PINCÉL PARA BASE




PELE


Para passar base

Como é: Tem formato chato e fino para espalhar por igual tanto a base cremosa quanto a líquida.




Como usar: Coloque um pouco de base nas costas da mão e molhe apenas a ponta das cerdas. Espalhe na parte central do rosto (nariz, queixo, bochechas), puxando sempre o produto para as laterais e dando batidas com o pincel para a cobertura ficar mais uniforme. Depois, passe nas outras regiões, com movimentos contínuos do centro para as extremidades do rosto, para espalhar bem o produto. A pele fica com um efeito aveludado.





Para passar corretivo


Como é: achatado, fino e menor do que o pincel de base. Quadradinho ou com as extremidades estreitas, ajuda a camuflar olheiras com precisão.


Como usar: passe corretivo nas olheiras, abas do nariz, em volta da boca e no arco da sobrancelha. Dê leves batidinhas com o pincel até deixar uma camada fina do produto – assim seu rosto não vai ficar com manchas desiguais do produto.





Para passar pó


Como é: deve ter muitos pelos e ser redondo para poder cobrir de uma só vez as áreas maiores do rosto. Os compactos, com cabo pequeno, facilitam a aplicação do produto no pescoço e colo.



Como usar: com movimentos de vaivém, passe o pincel na zona T do rosto – o centro da testa, as laterais do nariz, sob os olhos e o centro do queixo são lugares que sempre pedem uma aplicação de pó para disfarçar a oleosidade. Para não errar na dose, encoste o pincel no pó, dê uma batidinha na mão ou assopre de leve para tirar o excesso.






Para passar blush



Como é: com cerdas arredondadas ou chanfrado (este é o mais indicado para marcar as maçãs do rosto).


Como usar: passe o pincel partindo das maçãs do rosto (dar um sorrisinho ajuda a encontrar o local certo) em direção às orelhas. Se quiser um look estilo boneca, faça movimentos circulares nas maçãs do rosto. Para o make ficar mais natural, retire o excesso de produto do pincel com um sopro, antes de aplicar.





OLHOS

Para passar a primeira camada de sombra



Como é: com espuma (melhor para aplicar sombras com glitter) ou de cerdas achatadas.


Como usar: como fiz o produto mas não dá muita definição, é ideal para passar a primeira camada de sombra. Na hora de aplicar uma sombra escura, use as bordas do pincel para sombrear o côncavo dos olhos e suavizar o make.




Para esfumar a sombra


Como é: com cerdas fofinhas e formato oval.






Para delinear pálpebra, corrigir sobrancelha e contornar linha dos cílios


Como é: tem cerdas finas e bem durinhas (é chamado de pincel chanfrado).





Como usar: para delinear, umedeça a ponta do pincel chanfrado, passe na sombra e faça um traço grosso rente aos cílios. Use a versão com cerdas cortadas na diagonal para puxar o traço de sombra para o canto externo dos olhos.







Para fazer um traço bem fino na linha dos cílios e criar efeito de delineador cremoso


Como é: tem a ponta superfina e com as cerdas bem juntas.



Como usar: desenhe uma linha com lápis da mesma cor do seu delineador rente aos cílios. Depois, cubra o traço com o pincel.






BOCA



Para pintar os lábios



Como é: o de cerdas bem finas e juntas é ideal para fazer o contorno dos lábios. O de cerdas um pouco mais grossas e um pouco maiores é melhor para espalhar o batom.




Como usar: passe o pincel mais fino no batom, desenhe primeiro o V no lábio superior, faça um traço no meio do contorno dos lábios inferiores e então vá contornando a linha dos lábios em direção às extremidades, em cima e embaixo. Com o pincel mais grosso, preencha os lábios.




16/08/2009

" O PODER DO CORRETIVO "


"Não há maquiagem que resista a um rosto marcado por olheiras. Por mais que você invista em uma boa sombra ou um gloss poderoso, se não 'apagar' a mancha vai ficar com a aparência abatida, com ar de cansada. E isso, definitivamente, não tem nenhum sex appeal. Então, mãos à obra. Camufle as olheiras e ganhe um rosto vibrante."

a cor certa

"Esqueça aquela história de que o corretivo tem que ser um tom mais claro do que o da sua pele. Se insistir nisso, em vez de consertar o problema, vai criar outro: um olho com duas manchas brancas. O certo é ele ter a mesma cor da sua pele. Uma boa dica para quem olheiras muuuito escuras é aplicar um corretivo em tom rosado antes do que tem a cor da sua pele. Isso neutraliza as manchas profundas."


a textura ideal

"Se sua pele for normal ou oleosa, prefira os corretivos em bastão, porque eles não derretem e nem escorrem. Agora, se ela for seca, pode apostar nos líquidos ou cremosos, que até hidratam a região."


o jeito de aplicar

"Pegue uma pequena quantidade do produto com a pontinha do dedo médio (eu prefiro assim) e dê pancadinhas na região, indo de dentro para fora, espalhando bem sem se preocupar em cobrir tudo logo na primeira aplicação. Lembre-se que, depois, a base deve ser aplicada no rosto todo para dar o acabamento. E atenção: não adianta estender o corretivo até o canto externo dos olhos, com a intenção de esconder as ruguinhas da região. Corretivo não cobre rugas, pelo contrário, marca ainda mais."


para finalizar

"Dê leves pinceladas de pó pelo rosto para uniformizar a pele e voilá! Seu rosto já está iluminado. Agora é só colorir. Na próxima edição vou dar truques quentíssimos para fazer olhos bem sexy e glamourosos."

09/08/2009

PLÁSTICA CAPILAR


Conhecido como escova tridimensional ou plástica capilar, esse novo tratamento é a grande esperança de quem ainda luta para manter os cabelos alinhados. Dentre as soluções mais comuns como progressivas, definitivas, inteligentes, cítricas e de chocolate, a escova tridimensional se destaca pela rapidez do processo, pela ausência de substâncias pesadas e pela proteção dos fios.

Ao invés de alisar, a plástica renova o aspecto dos cabelos, dando ares mais saudáveis. Essa intervenção é feita em três etapas: cicatrização através do calor, recuperação da estrutura interna e blindagem do fio.

Depois de bem lavados, os cabelos passam por um ritual de força, indicado para cabelos em estado de choque, que sofreram desgaste profundo do fio. Essa etapa proporciona nutrição e disciplina por meio de duas ampolas, uma de ceramidas e queratina e outra de nano emulsão com micro gotículas de óleo de abacate e jojoba, ativadas pelo calor do secador. Já secos, os cabelos recebem uma máscara de hidratação. Por fim recebem o creme de reconstrução que cria uma película de proteção, impedindo que o calor do secador e até do sol atinjam os fios e causem danos. A ação conjunta do secador e da prancha blindam os fios.

O resultado imediato desse procedimento é a manutenção do liso e a redução do volume. A aparência dos fios fica bem próxima a do natural do cabelo no seu melhor estado. Mais brilho, mais resistência e muito menos frizz também são coisas que se pode esperar. “Às vezes a cliente chega pedindo para cortar 10 cm com o objetivo de tirar as pontas danificadas. Depois da plástica, eu posso tranquilamente tirar apenas dois”. Esse é um tratamento indicado para todos os tipos de cabelo e dura até dois meses.