Manter ou fazer o louro seja louras, ruivas, morenas ou negras exige cuidados básicos. Uma das primeiras medidas é identificar qual a nuance que melhor combina com o tom de pele. Confira quais os demais itens em jogo na conquista da tão desejada cor.
No pais da pele morena, mais da metade das mulheres que procuram o salão para mudar a cor do cabelo escolhem o louro; nas farmácias e lojas de produtos de beleza, 47% das vendas de tonalizantes e tinturas permanentes são de nuances douradas. Ao menos uma vez na vida, todas já experimentaram (ou ainda vão experimentar) o desejo de exibir uma cabeleira longa e, de preferência, lisa. Mesmo sem saber se o tom dos sonhos combina com a de sua pele, os possíveis danos que todo o processo químico venha a causar, o ritual de cuidados para manter a cor e a saúde dos fios e o custo médio mensal da transformação.
Louro, sim; alaranjado, não!
O alaranjado ou avermelhado ocorre pelo pigmento residual que não é todo oxidado. Por isso, existem técnicas para corrigir. Devem-se usar corretores azuis no procedimento de coloração. E depois matizar com violeta (se a cor residual for amarelo forte) ou azul (se for laranja). Para neutralizar a cor avermelhada pode misturar junto com a tintura o mix acinzentado. Outra técnica utilizada e fazer um teste de mecha para ver que altura de tom o cabelo alcança na descoloração. Em seguida, na coloração, adicionar 1 cm de mix verde. Nos fios que tendem para o cobre, usar o mix azul.
Um louro pra cada tom de pele…
Para um visual harmonioso, basta seguir a lógica: quando mais escura a pele, mais escuro o louro. Uma tonalidade que contrasta com a pele, pode realçar ou apagar o rosto. Árabes devem evitar o dourado; orientais e pessoas muito claros, o acinzentado; e negras, o louro claro. A cor do cabelo tem o poder de valorizar os olhos, a pele e de proporcionar um ar glamouroso, sensual ou moderno ao visual. Algumas combinações são favoráveis: “Loura de pele clara rosada usar louro acinzentado, prata e mate; loura bronzeada optar pelo louro dourado, mel e marrom; morena clara com olhos escuros, verdes ou azuis aplicar louro acinzentado; e morena clara com olhos mel, o louro acobreado. Sugiro também mechas claras e bem suaves sobre fios mel, dourados e acobreados, para quem tem pele bronzeada. E ton sur ton, nos louros claros para iluminar e dar aspecto natural.
Louro em fios alisados: pode ou não pode?…
Química sobre química esta fora de cogitação, pois quebra os fios. Recomendo verificar, antes, a textura dos fios que vão necessitar de hidratações freqüentes. O processo de alisamento deixa a cutícula semi-aberta e porosa, facilitando a descoloração e a coloração, mas aumentando a vulnerabilidade do cabelo as bases químicas. Fios alisados com hidróxido de guanidina ou sódio são incompatíveis com oxidação superior a 20 volumes. Já os trabalhados com tioglicolato de amônia terão grau de clareamento maior porque essa substancia pode tolerar a oxidação até 30 volumes.
Escuros que viram louros…
Para chegar à cor aos poucos, sem agredir o fio de cabelo a balayagem e uma das opções. Também tem outra técnica favorável. Mesclar mechas de coloração com outras finíssimas descoloridas possibilita transição mais suave e natural. Para que fios castanhos escuros naturais tornem-se louro-claro (altura de 8.0), pode-se utilizar oxidante de 30 volumes; já para um tom claríssimo (altura de 10.0), é preciso descolorir antes de aplicar a nova tonalidade. Do vermelho para o louro…
Para eliminar os pigmentos vermelhos, sugiro a começar a trabalhar o cabelo, criando um marrom e abrindo mechas, aos poucos seguindo uma combinação de reflexos bege e cinza para anular o vermelho. Se necessário, fazer decapagem para remover o excesso do vermelho. Outra técnica utilizada deve-se aplicar o preparo de pó descolorante, mais oxigenada de 20 volumes e xampu anti-resíduos, a fim de realizar a inversão dos pigmentos vermelhos e, posteriormente, adicionar os tons louros com reflexo cinza. Caso precise, incluir uma ponta de corretor azul a fim de melhorar o resultado. Desaconselho o processo único que pode causar danos ao cabelo. Melhor ir fazendo mechas e matizando por um período mínimo de seis meses, para conseguir eliminar gradual dos pigmentos vermelhos.
Contra o efeito verde…
O vermelho faz a correção do esverdeado antes mesmo de começar a coloração, momento em que o profissional deve colocar de 1 a 2 cm desse tom realizando ajuste e tintura no mesmo processo. Outra técnica pratica e utilizar o tonalizante mel para esse serviço, e Lluzar, a matização com tons frios. Ao utilizar o mix vermelho em quantidade mínima, sempre observar as modificações da fibra capilar. Uma dica: “Antes de entrar na piscina, no mar, ou até mesmo de se expor ao sol, umedecer os fios e aplicar, de forma homogênea, produtos a base de silicone, que têm ação filmógena, minimizando o efeito de descoloração na tonalidade loura.
Descoloração sem riscos…
É possível, desde que com produtos sem amônia, processo menos agressivo é descolorir parcialmente, fazendo mechas ou luzes. Deve-se observar a resistência dos fios. Se apresentar boas condições, usar pó descolorante com blend de ativos de tratamento. O procedimento de descoloração, tudo depende do cuidado do profissional. Ele deve respeitar a saúde e o limite da fibra. Muitas vezes, o que danifica os fios não é a descoloração em si, mas ultrapassar o tempo do produto no cabelo, além do que ele suporta. Recomendo descolorir, progressivamente, em mechas bem finas e não usar xampu depois, apenas água e balsamo reconstrutor, com ph 3.5, para estabilizar a cutícula.
Água oxigenada: volumes e funções…
As volumagens devem ser aplicadas de acordo com o tipo de trabalho a ser realizado. Em pigmentação, pré-pigmentação e matização é imprescindível adicionar água oxigenada 10 volumes e 20 volumes; para descoloração, decapagem e abertura de tons, as de 30 volumes e 40 volumes. Em relação aos tons a água oxigenada de 10 volumes faz tom sobre tom; 20 volumes clareiam um tom; 30 volumes, dois tons; 40 volumes, três tons.
Decapagem segura…
Um diagnóstico cuidadoso da saúde da fibra capilar é o primeiro passo para o processo. Indico a escolha de descolorantes com princípios ativos de colágeno e silicone. Ou ainda, com queratina, gérmen de trigo, lanolina, erva e proteínas que, diminuem o poder de agressão do produto. Mas não excluo os tratamentos posteriores para os fortalecimentos dos fios. Insisto no teste de mecha. Alguns fios apresentam maior dificuldade para esta limpeza de cor, como os tonalizados em nuances escuríssimas, coloridos com produto líquido ou em pó e, ainda, os submetidos às escovas progressivas com formol, que encapam o fio, dificultando a despigmentação da fibra capilar. O processo de decapagem do cabelo se começar a apresentar sinais de excessiva elasticidade, deve interromper a técnica da decapagem. É mais seguro realizar duas decapagens com oxidante de 20 volumes do que uma com 40 volumes.
No lavatório, primeiros cuidados pós-coloração…
A utilizar produtos de alto poder de hidratação já no enxágüe que vai manter as cutículas alinhadas, dando mais vida e durabilidade à cor. Para uma ação antiporosidade, antienvelhecimento precoce dos fios e de blindagem da cor. Recomendo hidratações e o uso de xampus e condicionadores específicos para cabelo colorido. Também recomendo uma mascara de tratamento a base de silicones, proteínas, vitaminas e aminoácidos, que reestruturam os fios, devolvem a emoliência e protegem a cor.
Luzes, mechas e balayagens…
Para essas técnicas, com oxidantes de 20 volumes. Recomendo ton sur ton em louro claro ou dourado. Para visuais contratantes, nuances dourado, castanho claro dourado, castanho dourado, marrons, chocolate claro, chocolate, marrons acobreados, marrom claro, cobre e marrom claro cobre que deixam o cabelo com efeitos diferenciados. Também indico o tom sobre tom, mas em forma de transparências, utilizando duas nuances de louro mais a mecha descolorida. Por exemplo: na base 9, usar transparências 7,13 e 7,4, intercalando com mistura de mechas descoloridas na altura do 11. O cobre esquenta esse louro, mas com sutileza.
Como fazer um louro platinum...
As recomendações são produtos co matérias-primas condicionantes e hidratantes como os silicones, as proteínas, os hidratantes como os silicones, as proteínas, que tratam os fios porosos, encorpando-os, para receber a coloração. Inicia-se com a aplicação de xampu anti-resíduo, para retirar impurezas, que dificultam a absorção dos pigmentos, até o córtex e a fixação da cor. Caso o cabelo esteja danificado, adiciono, na base da coloração, um reestruturador com queratina ou ampolas revitalizadoras. Para reestruturar os cabelos aconselho que faça dois dias antes da aplicação do louro platinum.
No pais da pele morena, mais da metade das mulheres que procuram o salão para mudar a cor do cabelo escolhem o louro; nas farmácias e lojas de produtos de beleza, 47% das vendas de tonalizantes e tinturas permanentes são de nuances douradas. Ao menos uma vez na vida, todas já experimentaram (ou ainda vão experimentar) o desejo de exibir uma cabeleira longa e, de preferência, lisa. Mesmo sem saber se o tom dos sonhos combina com a de sua pele, os possíveis danos que todo o processo químico venha a causar, o ritual de cuidados para manter a cor e a saúde dos fios e o custo médio mensal da transformação.
Louro, sim; alaranjado, não!
O alaranjado ou avermelhado ocorre pelo pigmento residual que não é todo oxidado. Por isso, existem técnicas para corrigir. Devem-se usar corretores azuis no procedimento de coloração. E depois matizar com violeta (se a cor residual for amarelo forte) ou azul (se for laranja). Para neutralizar a cor avermelhada pode misturar junto com a tintura o mix acinzentado. Outra técnica utilizada e fazer um teste de mecha para ver que altura de tom o cabelo alcança na descoloração. Em seguida, na coloração, adicionar 1 cm de mix verde. Nos fios que tendem para o cobre, usar o mix azul.
Um louro pra cada tom de pele…
Para um visual harmonioso, basta seguir a lógica: quando mais escura a pele, mais escuro o louro. Uma tonalidade que contrasta com a pele, pode realçar ou apagar o rosto. Árabes devem evitar o dourado; orientais e pessoas muito claros, o acinzentado; e negras, o louro claro. A cor do cabelo tem o poder de valorizar os olhos, a pele e de proporcionar um ar glamouroso, sensual ou moderno ao visual. Algumas combinações são favoráveis: “Loura de pele clara rosada usar louro acinzentado, prata e mate; loura bronzeada optar pelo louro dourado, mel e marrom; morena clara com olhos escuros, verdes ou azuis aplicar louro acinzentado; e morena clara com olhos mel, o louro acobreado. Sugiro também mechas claras e bem suaves sobre fios mel, dourados e acobreados, para quem tem pele bronzeada. E ton sur ton, nos louros claros para iluminar e dar aspecto natural.
Louro em fios alisados: pode ou não pode?…
Química sobre química esta fora de cogitação, pois quebra os fios. Recomendo verificar, antes, a textura dos fios que vão necessitar de hidratações freqüentes. O processo de alisamento deixa a cutícula semi-aberta e porosa, facilitando a descoloração e a coloração, mas aumentando a vulnerabilidade do cabelo as bases químicas. Fios alisados com hidróxido de guanidina ou sódio são incompatíveis com oxidação superior a 20 volumes. Já os trabalhados com tioglicolato de amônia terão grau de clareamento maior porque essa substancia pode tolerar a oxidação até 30 volumes.
Escuros que viram louros…
Para chegar à cor aos poucos, sem agredir o fio de cabelo a balayagem e uma das opções. Também tem outra técnica favorável. Mesclar mechas de coloração com outras finíssimas descoloridas possibilita transição mais suave e natural. Para que fios castanhos escuros naturais tornem-se louro-claro (altura de 8.0), pode-se utilizar oxidante de 30 volumes; já para um tom claríssimo (altura de 10.0), é preciso descolorir antes de aplicar a nova tonalidade. Do vermelho para o louro…
Para eliminar os pigmentos vermelhos, sugiro a começar a trabalhar o cabelo, criando um marrom e abrindo mechas, aos poucos seguindo uma combinação de reflexos bege e cinza para anular o vermelho. Se necessário, fazer decapagem para remover o excesso do vermelho. Outra técnica utilizada deve-se aplicar o preparo de pó descolorante, mais oxigenada de 20 volumes e xampu anti-resíduos, a fim de realizar a inversão dos pigmentos vermelhos e, posteriormente, adicionar os tons louros com reflexo cinza. Caso precise, incluir uma ponta de corretor azul a fim de melhorar o resultado. Desaconselho o processo único que pode causar danos ao cabelo. Melhor ir fazendo mechas e matizando por um período mínimo de seis meses, para conseguir eliminar gradual dos pigmentos vermelhos.
Contra o efeito verde…
O vermelho faz a correção do esverdeado antes mesmo de começar a coloração, momento em que o profissional deve colocar de 1 a 2 cm desse tom realizando ajuste e tintura no mesmo processo. Outra técnica pratica e utilizar o tonalizante mel para esse serviço, e Lluzar, a matização com tons frios. Ao utilizar o mix vermelho em quantidade mínima, sempre observar as modificações da fibra capilar. Uma dica: “Antes de entrar na piscina, no mar, ou até mesmo de se expor ao sol, umedecer os fios e aplicar, de forma homogênea, produtos a base de silicone, que têm ação filmógena, minimizando o efeito de descoloração na tonalidade loura.
Descoloração sem riscos…
É possível, desde que com produtos sem amônia, processo menos agressivo é descolorir parcialmente, fazendo mechas ou luzes. Deve-se observar a resistência dos fios. Se apresentar boas condições, usar pó descolorante com blend de ativos de tratamento. O procedimento de descoloração, tudo depende do cuidado do profissional. Ele deve respeitar a saúde e o limite da fibra. Muitas vezes, o que danifica os fios não é a descoloração em si, mas ultrapassar o tempo do produto no cabelo, além do que ele suporta. Recomendo descolorir, progressivamente, em mechas bem finas e não usar xampu depois, apenas água e balsamo reconstrutor, com ph 3.5, para estabilizar a cutícula.
Água oxigenada: volumes e funções…
As volumagens devem ser aplicadas de acordo com o tipo de trabalho a ser realizado. Em pigmentação, pré-pigmentação e matização é imprescindível adicionar água oxigenada 10 volumes e 20 volumes; para descoloração, decapagem e abertura de tons, as de 30 volumes e 40 volumes. Em relação aos tons a água oxigenada de 10 volumes faz tom sobre tom; 20 volumes clareiam um tom; 30 volumes, dois tons; 40 volumes, três tons.
Decapagem segura…
Um diagnóstico cuidadoso da saúde da fibra capilar é o primeiro passo para o processo. Indico a escolha de descolorantes com princípios ativos de colágeno e silicone. Ou ainda, com queratina, gérmen de trigo, lanolina, erva e proteínas que, diminuem o poder de agressão do produto. Mas não excluo os tratamentos posteriores para os fortalecimentos dos fios. Insisto no teste de mecha. Alguns fios apresentam maior dificuldade para esta limpeza de cor, como os tonalizados em nuances escuríssimas, coloridos com produto líquido ou em pó e, ainda, os submetidos às escovas progressivas com formol, que encapam o fio, dificultando a despigmentação da fibra capilar. O processo de decapagem do cabelo se começar a apresentar sinais de excessiva elasticidade, deve interromper a técnica da decapagem. É mais seguro realizar duas decapagens com oxidante de 20 volumes do que uma com 40 volumes.
No lavatório, primeiros cuidados pós-coloração…
A utilizar produtos de alto poder de hidratação já no enxágüe que vai manter as cutículas alinhadas, dando mais vida e durabilidade à cor. Para uma ação antiporosidade, antienvelhecimento precoce dos fios e de blindagem da cor. Recomendo hidratações e o uso de xampus e condicionadores específicos para cabelo colorido. Também recomendo uma mascara de tratamento a base de silicones, proteínas, vitaminas e aminoácidos, que reestruturam os fios, devolvem a emoliência e protegem a cor.
Luzes, mechas e balayagens…
Para essas técnicas, com oxidantes de 20 volumes. Recomendo ton sur ton em louro claro ou dourado. Para visuais contratantes, nuances dourado, castanho claro dourado, castanho dourado, marrons, chocolate claro, chocolate, marrons acobreados, marrom claro, cobre e marrom claro cobre que deixam o cabelo com efeitos diferenciados. Também indico o tom sobre tom, mas em forma de transparências, utilizando duas nuances de louro mais a mecha descolorida. Por exemplo: na base 9, usar transparências 7,13 e 7,4, intercalando com mistura de mechas descoloridas na altura do 11. O cobre esquenta esse louro, mas com sutileza.
Como fazer um louro platinum...
As recomendações são produtos co matérias-primas condicionantes e hidratantes como os silicones, as proteínas, os hidratantes como os silicones, as proteínas, que tratam os fios porosos, encorpando-os, para receber a coloração. Inicia-se com a aplicação de xampu anti-resíduo, para retirar impurezas, que dificultam a absorção dos pigmentos, até o córtex e a fixação da cor. Caso o cabelo esteja danificado, adiciono, na base da coloração, um reestruturador com queratina ou ampolas revitalizadoras. Para reestruturar os cabelos aconselho que faça dois dias antes da aplicação do louro platinum.
7 comentários:
olá,sou morena clara,tenho olhos verdes,e gostaria de ficar loira,queria que pudessem me ajudar a escolher o loiro ideal,fiz luzes uma vez em abril,mass ficou avermelhado e não gostei muito com o tempo foi saindo e voltoua cor natural,que é castanho medio,o que posso fazer para ficar loira mais num estilo mais natural,agardo resposta
obrigada.
cabelos loiros são os mais lindos
NAO CONCORDO COM VC APESAR DE TER MEUS CABELOS CLAROS,ACHO O CABELO ESCURO MUITO BONITO, O PRETO NATURAL É MUITO BONITO
Oi, eu fiz progressiva com X-Tenso da loreal e gostaria de mudar a cor do meu cabelo de castanho para loiro mel. Pelo que li o produto ativo permite que se faça a descoloração com oxigenada 20 volumes. Qual a probabilidade para meus fios não quebrarem, e como faço para descolorir sem riscos e qual o tempo aproximado que deveria deixar o descolorante agir pra não correr riscos, tem um tempo mínimo?
como ficar com os cabelos loiros se uso guanidina para alisamento do cabelo
Amiga, por favor me ensina o que é esse mix azul?ja li sobre,mas nem idéia tenho,e meu cabelo so fica amarelado,socooorrroooo!!!jacquelinepropato@gmail.com
Comprei o alisante lisa hair para passar no meu cabelo mais usei uma nuance 8.0 louro claro será que meu cabelo aguenta essa química
Postar um comentário